Do consultório à sala de aula: minha jornada na Nutrição

Sou nutricionista com mais de 16 anos de experiência profissional, sendo 11 deles dedicados à docência. Minha trajetória na educação começou como instrutora na formação de técnicos em Nutrição, passou pela graduação tecnológica em Hotelaria, e hoje, me realizo como professora e coordenadora na graduação em Nutrição.


Durante mais de 16 anos, atuei como nutricionista nas áreas de Nutrição Clínica e Nutrição em Esportes e Exercício, acumulando experiências que hoje compartilho com meus alunos. Atualmente, me dedico integralmente à área de Ensino, Pesquisa e Extensão – a área que faz meu coração bater mais forte. É nela que encontro motivação e inspiração todos os dias!


A trajetória da graduação não é fácil. Durante os quatro anos, que contemplam oito semestres de faculdade, muita "água vai rolar". Haverá semestres incríveis, inspiradores. Haverá semestres que farão você pensar em desistir. No final, chegará a tão esperada formatura. Depois de uma longa caminhada, finalmente o registro profissional, o CRN, está nas suas mãos. "E agora?" Você pensa. Bate medo. Eu sei disso. Já estive nesse lugar.


A gente pensa ainda na graduação, em muitos momentos: “Uma pós-graduação vai me ajudar depois da faculdade...”

E, muitas vezes, é a primeira coisa que fazemos: nos matriculamos em uma pós-graduação e ficamos esperando a coragem para nos jogar na carreira.


Eu comecei atuando na área de Alimentação Coletiva; depois, no Fluminense, na área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico - sempre aguardando a coragem de começar a atender pacientes em consultório. Se você também deseja atender em consultório, vai chegar a hora em que criamos coragem. Agendamos o primeiro paciente. Primeira consulta - insônia na noite anterior. Pensamos:
“O que eu vou falar? E se o paciente tiver uma doença e eu não me lembrar do que estudei na faculdade? Acho que não sei calcular uma dieta corretamente. Melhor remarcar e me preparar melhor.”


Corajosamente, encaramos o atendimento suando frio. Gaguejamos. Há silêncio na sala enquanto digitamos os dados coletados. Não foi uma consulta, foi uma entrevista, pensamos. O paciente não retorna. Começamos a tentar encontrar um motivo. Uma das perguntas mais frequentes que nos fazemos é: “Será que a consulta está muito cara?”


A pós-graduação que começamos logo após a graduação termina, e a insegurança continua. Não ajudou a resolver isso. E agora? Vem a vontade de desistir da profissão.


Você pode estar lendo e pensando: "Nossa, Camila, você me descreveu". Esse foi o meu começo na carreira. Na Nutrição. Pode ser que tenha sido o seu também. Ou que, como estudante, você imagine passar exatamente por isso. Hoje, quando entro em sala ou quando realizo uma capacitação profissional, a minha fala segura é para te ajudar a não “parar nesse lugar”. Meu desejo é que você nem passe por ele. Mas, se passar, que siga adiante, como eu fiz - e hoje sou realizada na minha profissão.


É por isso que, hoje, participar da formação dos “Nutris que serão” - seja na graduação ou em cursos complementares - e da capacitação profissional dos “Nutris que são”, meus colegas de profissão, é o que faz meu coração bater mais forte.


O famoso jargão, “Nutri que sou e vocês, Nutris que serão”, é mais do que uma frase: é a essência do meu trabalho. Todos os dias, lembro aos meus alunos que minha dedicação em sala de aula não é apenas para ensinar teoria, mas para formar profissionais que serão os nutricionistas que uma mãe deseja para cuidar do filho ou que um marido anseia para ajudar a esposa. Aquele profissional que transforma vidas e reconhece a responsabilidade de ter, em suas mãos, o amor da vida de alguém.


O que mais me emociona é ouvir histórias de ex-alunos que hoje brilham em suas carreiras: com agenda lotada, faturando o justo pelo trabalho transformador e personalizado que entregam. Saber que contribuí para esse sucesso é o que me move a compartilhar tudo o que sei - tanto na teoria quanto na prática - a cada aula, curso ou mentoria.


Minha formação acadêmica reflete minha dedicação à Nutrição:

  • Graduação em Nutrição pela UFRJ;
  • Mestrado em Nutrição Humana (INJC | UFRJ);
  • Doutorado em Ciência de Alimentos (QI | UFRJ);
  • Pós-Doutorado em Bioquímica Médica (IBqM | UFRJ);
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Comportamental e Coaching Nutricional (EDUCA+);
  • MBA em Gestão de Negócios (IBMEC).


Além disso, tenho diversos artigos publicados em revistas internacionais, resumos apresentados em congressos, produções técnicas, projetos de iniciação científica e orientações de trabalhos acadêmicos.


O que eu mais desejo? Que cada aluno e cada nutri que "passa por mim" cresça mais rápido do que eu cresci na profissão, se desenvolva profissionalmente e alcance a melhor versão de si - como pessoa e, consequentemente, como nutricionista.